III Fórum Brasil Memória em Rede, Participe!

III Fórum Brasil Memória em Rede

O III Fórum Brasil Memória em Rede acontecerá no SESC Vila Mariana em São Paulo entre os dias 19, 20 e 21 de agosto de 2009. Tem como objetivo fortalecer a rede formada entre os participantes da iniciativa Brasil Memória em Rede, por meio de debates, reflexões e troca de experiências.

O III Fórum privilegiará espaços de troca entre os participantes, por meio de espaços abertos para atividades auto-gestionadas. Teremos também espaços para que as pessoas e organizações, já participantes da rede, aprofundem conhecimentos sobre as práticas que vêm desenvolvendo e avaliem as ações desenvolvidas pela rede ao longo do último ano.

Como participar?

O III Fórum Brasil Memória em Rede oferece 100 vagas para participação dos atuais membros da rede (entidades que desenvolvem projetos de memória e já participam das ações promovidas pela rede). As inscrições para participação estarão abertas entre os dias 15 a 29 de julho de 2009.

Para realizar sua inscrição, é necessário preencher a ficha de inscrição disponível aqui e enviar para bmr@bmr.org.br.

No dia 31 de julho serão anunciados os participantes selecionados. Nesta seleção, buscaremos garantir a presença de representantes das diversas regiões do país, assim como dos diferentes setores da sociedade.

Como um dos objetivos do Fórum é aprofundar os vínculos existentes entre os participantes da rede terão preferência na seleção aqueles que já tenham participado de alguma ação promovida

pelo Brasil Memória em Rede Além disso, serão levados em conta os seguintes critérios:

• Ter pelo menos dois anos de trabalho com a temática da memória;

• Preferencialmente já ter participado de alguma ação ou evento do Brasil Memória em Rede, como, por exemplo, o I e II Fórum BMR ou de alguma atividade promovida pelos Pólos Regionais;

• Ser membro de uma organização formalmente constituída;

• Preenchimento completo da ficha de inscrição.

Bolsas

Ofereceremos um número limitado de bolsas aos participantes. As bolsas serão disponibilizadas apenas àqueles participantes que efetivamente não puderem arcar com os custos de sua participação. Incentivamos os participantes que tiverem oportunidade de buscar apoios alternativos que o façam.

Serão oferecidos três tipos de bolsa:

Parcial (gastos locais): cobre hospedagem e alimentação em São Paulo durante os 3 dias do Fórum. Cobre também o translado entre o hotel e o local do evento. Todos os custos de deslocamento da cidade de origem do participante até São Paulo devem ser custeados pelo próprio participante.

Parcial (viagem): cobre os custos de deslocamento da cidade do participante até São Paulo, podendo ser este feito via aérea ou terrestre (dependendo do tempo de deslocamento). Os custos de hospedagem, alimentação e traslados em São Paulo durante o evento devem ser custeados pelo participante.

Completa: cobre deslocamento da cidade de origem do participante até São Paulo (via aérea ou terrestre; dependendo do tempo de deslocamento). Cobre também os traslados locais, hospedagem e alimentação durante os 3 dias do evento.

Caso necessite de uma bolsa, escolha uma destas opções na ficha de inscrição. No dia 31 de julho de 2009, anunciaremos as pessoas selecionadas para participação no Fórum e aqueles que foram beneficiados com a bolsa.

Dúvidas?

Escreva para bmr@bmr.org.br ou ligue para (11) 21447150, falar com Sarah Faleiros.

Secretaria Executiva publicou em 15.Julho.09

bmr@bmr.org.br

Fonte: Site Brasil Memória em Rede

Matéria Publicada por Samir Raoni nos Portais, Sites e Blogs:

  • – Rede Juvenil

  • – Rejuma

  • -Issuu

  • – Pólo Regional Bmr

  • – Jovens Ambientalistas

  • – Samir Raoni

Dia Internacional da História de Vida

Dia Internacional da História

Manuel dos Santos Paiva nasceu em 19 de março de 1929 em Gildinho, Freguesia do Real, região do Porto, Portugal. Viveu ali toda a infância, sempre trabalhando na lavoura. Aos 28 anos, atraído por cartas de parentes que viviam no Brasil, decidiu emigrar. Mas antes precisou aprender a ler e a escrever.

Ajudado pela irmã, embarcou para o Brasil, chegou em Santos e começou a trabalhar entregando pão com carrocinha puxada a burro na região da Freguesia do Ó, em São Paulo. Logo comprou casas e padarias. Casou por procuração com Maria do Céu, portuguesa como ele, e que ele só conheceu quando ela chegou ao Brasil, alguns meses depois do casamento.

Histórias como a de Manuel (leia aqui a íntegra se seu depoimento) revelam os sonhos, as oportunidades, os detalhes da sociedade de uma época. E assim como ele, todos nós, a cada dia, estamos construindo a História de nosso tempo.

Para compartilhar, divulgar e mobilizar as pessoas para contarem suas histórias de vida, o Museu da Pessoa e o Center for Digital Storytelling realizam no dia 16 de maio o II Dia Internacional de Histórias de Vida.

Apesar de celebrar o tema “Jornada pela Justiça: migrantes e refugiados”, o dia continua sendo uma oportunidade para celebrarmos o ato de contar e ouvir histórias de vida, promovendo o diálogo em nossa sociedade!

Você pode participar de muitas maneiras: promovendo encontros para contar e ouvir histórias em locais públicos e escolas, homenageando contadores de histórias e mestres da cultura em sua comunidade, difundindo histórias de vida nos mais diversos meios de comunicação, contando sua história ao Museu da Pessoa e, principalmente, registrando sua iniciativa no site http://www.ausculti.org.

Visite o site, acompanhe a programação, registre suas histórias, ouça outras histórias postadas lá! Para mais informações, escreva para: internacional@museudapessoa.net/

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s